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Food To Save: Como o app que combate o desperdício de comida está conquistando o Brasil — e virando tendência

  • Foto do escritor: Dalton Bermejo Wang
    Dalton Bermejo Wang
  • 16 de mai.
  • 2 min de leitura

Desperdício de comida é coisa do passado — e agora, também é cool economizar. É com essa proposta que a Food To Save, startup brasileira criada em 2021, vem conquistando cada vez mais espaço no cenário nacional. Com um modelo de negócio simples e inteligente, o app conecta estabelecimentos que têm excedente de alimentos com consumidores dispostos a pagar menos por produtos ainda em perfeitas condições.



Grupo de voluntários sorridentes segurando sacolas com mensagens sobre alimentação, promovendo a conscientização sobre doações de alimentos.
Food to Save adquiriu a startup Fruta Imperfeita em 2024. | Divulgação


A ideia é transformar o desperdício em oportunidade — para o planeta, para o bolso e para o paladar.


A startup, que surgiu em São Paulo e hoje já atua em mais de 12 estados brasileiros, aposta em uma solução sustentável com forte apelo digital. Os “sacos surpresas” oferecidos no aplicativo trazem itens próximos da data de validade ou com pequenos defeitos estéticos — mas sempre com qualidade garantida — com descontos que podem chegar a 70%.


A Food To Save já evitou que mais de 1.500 toneladas de alimentos fossem parar no lixo, ao mesmo tempo em que fortalece uma comunidade de consumidores conscientes. E o impacto é real: ao reduzir o descarte, a empresa colabora para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, economiza água e energia, e ainda ajuda pequenos comércios a transformarem prejuízo em lucro.



Três homens posando em frente a um mural colorido com a sacola "FOOD TO SAVE", destacando um projeto sustentável e foco no combate ao desperdício de alimentos.
A partir da esq.: Murilo Ambrogi, Lucas Infante e Fernando Henrique dos Reis, três dos sócios da Food to Save (Foto: Jefferson de Souza).

“Queremos mostrar que salvar comida é uma atitude moderna e necessária”, afirma Victor Aires,

cofundador da startup. O aplicativo já soma mais de 1 milhão de downloads, e o crescimento não para. Entre os planos futuros estão a expansão para novas capitais, parcerias com grandes redes varejistas e até a criação de uma linha de produtos próprios com o selo “salvo do desperdício”.


Além do impacto ambiental, a Food To Save aposta em design, comunicação leve e uma comunidade engajada para se diferenciar no mercado. Com visual colorido, linguagem acessível e forte presença nas redes sociais, a marca se tornou uma espécie de porta-voz da nova geração sustentável, que vê valor na economia circular e quer fazer parte de soluções reais.


A mensagem é clara: economizar, consumir com consciência e evitar o desperdício pode – e deve – ser parte do nosso estilo de vida.

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