top of page

Nutella Plant-Based: Tudo o que você precisa saber sobre o lançamento da versão vegana da pasta Beloved da Ferrero na Europa

  • Foto do escritor: Dalton Bermejo Wang
    Dalton Bermejo Wang
  • 14 de jun.
  • 5 min de leitura
Pão com Nutella de face de pão, decorado com morango, banana e mirtilos, acompanhado de um copo de suco de laranja na mesa do café da manhã.

Meses depois de anunciar a mudança, a Ferrero finalmente lançou uma versão vegana da Nutella, começando pela Itália, Bélgica e França.

O leite em pó está disponível na versão vegana do chocolate mais popular do mundo, com a Ferrero optando por usar grão-de-bico e xarope de arroz no novo SKU Nutella Plant-Based.

Após anos de pedidos apaixonados de veganos do mundo todo, a gigante italiana de confeitaria lançou hoje (4 de setembro) a Nutella vegana em supermercados da Itália, Bélgica e França. O produto, aprovado pela Sociedade Vegetariana, está à venda por € 4,49 e vem em um pote de 350 g com tampa verde-claro.

Marcando o 60º aniversário da empresa, o lançamento acontece meses depois de especialistas do setor terem experimentado a pasta de gianduia no evento anual Linkontro da Nielsen IQ, na Sardenha, em maio, seis meses após a Ferrero registrar uma patente.

“Na Ferrero, estamos sempre observando e explorando oportunidades nas tendências alimentares emergentes e buscando maneiras de atender às necessidades e expectativas dos consumidores”, disse um porta-voz da empresa à Green Queen.
“Nesse contexto, a Nutella Plant-Based é uma nova opção deliciosa desenvolvida pela Ferrero para oferecer a experiência inconfundível da Nutella a ainda mais consumidores, como aqueles que optam por reduzir ou evitar produtos de origem animal, seja por dieta (por exemplo, veganismo, intolerância à lactose) ou por motivos de estilo de vida”, acrescentaram.

Com a Nutella vegana chegando às lojas na Europa, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a pasta.


Imagem de um pão com pasta de amendoim, uma maçã vermelha, um copo de café com leite, uma colher de pau e uma tampa de potes de comida, tudo sobre fundo de cor pêssego.


Quais são os ingredientes da Nutella vegana?

A lista de ingredientes da Nutella Plant-Based é quase idêntica à da versão original. Ambas as pastas contêm açúcar, óleo de palma, 13% de avelãs, 7,4% de cacau em pó desnatado e lecitina de soja. A Nutella original contém vanilina, enquanto o rótulo vegano não especifica qual aromatizante é usado. Da mesma forma, o sal não consta na Nutella convencional, mas está presente na lista de ingredientes à base de plantas.

A maior diferença, claro, é o leite em pó. Na Itália, a Nutella contém 8,7% de leite em pó desnatado feito de leite de vaca, o que torna a pasta inadequada para veganos. A versão à base de plantas substitui o leite por grão-de-bico e xarope de arroz em pó.

Pode parecer uma combinação estranha, mas é o resultado de cinco anos de P&D na Ferrero. "O xarope de arroz permite obter a mesma doçura delicada do leite em pó, enquanto o grão-de-bico tem sabor e textura tão equilibrados que se integra perfeitamente aos outros ingredientes da receita", explica a empresa em seu site.

Gráfico comparativo de nutella tradicional e à base de plantas mostrando diferenças em nutrientes como gorduras, carboidratos, açúcar, fibras e proteínas.

Como o Nutella Plant Based se compara em termos de nutrição?

Certo, ninguém está dizendo que Nutella é um alimento saudável – nunca foi para ser. Mas ainda vale a pena comparar a versão clássica com sua versão vegana.

A maioria das diferenças é marginal – a Nutella Plant Based tem 534 kcal, enquanto a original tem 539 kcal por 100 g. A pasta vegana também tem 0,9 g a mais de gordura (31,8 g por 100 g), 0,4 g a mais de gordura saturada e 0,5 g a mais de proteína do que a versão convencional.

A diferença mais notável está no teor de carboidratos. Apesar da adição de xarope de arroz, a Nutella vegana tem 4,1 g a menos de carboidratos. Uma diferença ainda maior está na quantidade de açúcar em cada produto: a Nutella Plant-Based tem 45,4 g por 100 g, enquanto a Nutella clássica contém 56,3 g de açúcar. Isso significa que a Nutella sem laticínios tem quase 11 g a menos de açúcar por 100 g.

Café da manhã nutritivo com pão, geleia, frutas, suco, leite, café e colher, em uma mesa de café da manhã com diversas opções de alimentos e Nutella.

Onde a Nutella vegana é produzida? E ela é sustentável?

O Nutella Plant-Based está sendo fabricado na fábrica da Ferrero em Sant'Angelo dei Lombardi, na Itália, com a primeira produção industrial datada de junho de 2024. Os projetos para a linha de produção vegana estão em andamento desde janeiro de 2023.

Ainda é difícil determinar o quão sustentável a Nutella vegana é, já que a Ferrero não divulgou detalhes sobre isso. Mas quem disse que não podemos fazer nossos próprios cálculos aproximados?

De acordo com dados da Carbon Cloud, o leite em pó desnatado gera 15,5 kg de CO2e por kg. O grão-de-bico é responsável por apenas 0,4 kg de CO2e, e o xarope de arroz integral chega a 1,77 kg de CO2e (não há dados da Carbon Cloud para o xarope de arroz branco).

O leite em pó compõe 8,7% da Nutella, segundo o site da Ferrero. No ano passado, a empresa produziu 500.000 toneladas do creme – com base em nossos cálculos, isso equivale a cerca de 659 milhões de kg de CO2e somente do leite em pó.
Supondo que o xarope de arroz e o grão-de-bico tenham sido substituídos em medidas iguais, suas emissões combinadas equivaleriam a quase 94 milhões de CO2e para a quantidade de Nutella produzida em 2023.

Isso significa que, ao substituir laticínios por grão-de-bico e xarope de arroz, a Nutella vegana poderia reduzir as emissões anuais de produção da Ferrero em 565 milhões de kg de CO2e.

Tudo isso se baseia em uma série de suposições, é claro. O número real varia com base em vários fatores, incluindo a origem dos ingredientes e as quantidades exatas de cada ingrediente.

Pão com manteiga de amendoim e uma faca espalhando manteiga sobre a fatia de pão.

Quanto ao uso de óleo de palma – que está ligado ao desmatamento generalizado em áreas tropicais e a questões de direitos humanos – a Ferrero é considerada uma exceção na indústria alimentícia, ocupando o segundo lugar entre 227 países no Índice de Compradores de Óleo de Palma de 2024 do WWF . A empresa obteve 22,9 pontos em um máximo de 24 (atrás apenas da gigante francesa de panificação Cérélia), considerando rastreabilidade, sustentabilidade e compromissos, entre outras métricas.

Ainda assim, os defensores do clima esperam que a Ferrero eventualmente mude de rumo. Jasmijn de Boo, CEO global da organização de conscientização alimentar ProVeg International, disse à Green Queen: "Esperamos que a Ferrero aprimore ainda mais seu produto com uma alternativa sustentável ao [óleo de palma]. Mais ingredientes provenientes da Europa também ajudarão a tranquilizar  os agricultores  de que há demanda por suas safras no mercado de produtos à base de plantas."


Latinha de Nutella vista de cima, com tampa verde e a marca Nutella escrita ao redor, sobre fundo branco.

A Ferrero também leva a sustentabilidade em consideração na embalagem, com o creme Nutella Plant Based acondicionado em um pote de vidro 60% reciclado, juntamente com uma tampa de plástico reciclado derivada de uma abordagem de balanço de massa . Aqui, materiais virgens e reciclados são misturados durante a produção do plástico.

“O processo que garante a destinação correta dos materiais reciclados às tampas de Nutella é certificado de acordo com o padrão ISCC”, explica a empresa em seu site.

Com a certificação ISCC, você tem a garantia de que, no início da cadeia de suprimentos, uma quantidade equivalente de materiais reciclados foi inserida para cada tampa de Nutella. Uma das principais vantagens da abordagem de balanço de massa é a possibilidade de aumentar o uso de materiais reciclados nas cadeias de suprimentos existentes.

O porta-voz da Ferrero afirmou que o pote de vidro reciclável, a tampa de plástico e o disco de papel podem ser reciclados quando coletados nos fluxos apropriados de vidro, plástico e papel. "Para preservar o sabor da Nutella, também usamos uma película protetora feita de um material composto de papel e alumínio", acrescentou.

Comentários


bottom of page